" A verdadeira beleza é uma fragrância rara - invisível, mas capaz de tocar a alma com a textura dos mistérios que só a arte e a poesia revelam. "

Beleza que Inspira

"A Beleza é Verdade, a Verdade, Beleza " -isso é tudo que sabeis na Terra, e tudo que deveis saber. (John Keats)

"Na verdade, não há Beleza mais autêntica do que encontramos e amamos em algum indivíduo quando, prescindindo de seu rosto, que pode ser feio, e sem atentar de fato para sua aparência, buscamos sua Beleza interior." (Plotino)

"A Beleza do mundo é tudo aquilo que aparece em seus elementos singulares como as estrelas do céu, os pássaros no ar, os peixes na água, os homens sobre a Terra."(Guilherme de Conches)

" Uma causa evidente em razão da qual muitos não experimentam o sentimento justo da Beleza, é a falta daquela delicadeza da imaginação necessária para que se possa ser sensível àquelas emoções mais sutis. Toda a gente pretende ter esta delicadeza, todos falam dela e procuram tomá-la como padrão de toda espécie de gosto ou sentimento." (David Hume)

" A Morte e a Beleza são coisas profundas, que contêm tanto azul e tanto negro que parecem irmãs terríveis e fecundas com o mesmo enigma e igual mistério." (Victor Hugo)

" O Belo é sempre bizarro. Não digo que seja voluntariamente, friamente bizarro, pois, em tal caso, seria um monstro fora dos trilhos da vida. Digo que contém sempre aquele pouco de estranheza que o faz ser particularmente Belo." (Charles Baudelaire)

" A Beleza agrada aos olhos, mas é a doçura das ações que encanta a alma."(Voltaire)

" A natureza não faz nada em vão, nem mesmo a Beleza."(Aristóteles)

" O que é belo é bom, e o que é bom logo será belo."(Safo de Lesbos)

" O perfume anuncia a presença antes do olhar, e prolonga a Beleza além da partida."(Coco Chanel)

" A Beleza exterior encanta os olhos, mas a beleza interior conquista o coração."

" O perfume é a forma mais intensa da memória, e a vaidade é o espelho onde a Beleza se reconhece." (Jean-Paul Guerlain)

"A Beleza é aquela coisa misteriosa e terrível que os deuses e os monstros têm em comum."( Umberto Eco )

" A beleza é uma promessa de felicidade que nunca se cumpre inteiramente."(Umberto Eco)

" O feio também faz parte da história da beleza, porque sem contraste, não há encanto."( Umberto Eco )

" Umberto Eco (1932-2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo e professor italiano, amplamente reconhecido por sua capacidade de unir erudição acadêmica e narrativa acessível. Tornou-se famoso por analisar como símbolos, palavras e imagens moldam nossa percepção do mundo. Para Eco compreender a beleza não era apenas uma questão de estética, mas também cultural e simbólica: cada época cria seus próprios códigos do belo, que revelam tanto os desejos quanto as crenças de uma sociedade. Além de ser autor de romances célebres como " O Nome da Rosa," também escreveu ensaios fundamentais como "História da Beleza" e "História da Feiúra", onde explorou como o conceito de beleza mudou ao longo dos anos. Para o autor, compreender a beleza não era apenas uma questão de estética, mas também cultural e simbólica: cada época cria seus próprios códigos do belo, que revelam tantos os desejos quanto as crenças de uma sociedade."

********************************

"O papel da dopamina em recompensas sociais e autoimagem:" Basta um verso dito com doçura, e a vaidade floresce no olhar. Pois o cérebro, em sua ternura, se ativa só para agradar."

Quando o Belo chega aos Anjos e Elementais

Quando o Belo se manifesta, não é apenas a estética que se revela - é a geometria oculta do universo que desperta. O cérebro humano, em sua arquitetura sagrada, ativa áreas como o córtex órbito frontal e a amígdala, onde o prazer, a memória e a espiritualidade se entrelaçam como fios de ouro. Nesse instante raro, os anjos, seres de frequência elevada, curvam-se em silêncio, pois reconhecem na beleza exótica, aquela que foge ao padrão - a assinatura da alma livre, que ousa ser o que é. Os elementais da natureza, invisíveis aos olhos comuns, ressoam com os campos vibracionais mais sutis, sintonizando -se com o som que não se ouve, mas se sente: o som da beleza transcendental. A beleza verdadeira não é apenas visual - ela provoca um estado de êxtase neuroquímico, onde a mente racional se aquieta e o coração energético se expandem. Estudos mostram que o contato com formas belas, incomuns, ou harmônicas, aumenta a liberação de dopamina, o neuro transmissor da recompensa - mas também ativa redes cerebrais associadas à contemplação mística, como o modo default da consciência, onde habitam sonhos, visões e intuições.

"Quando o Belo chega....a atmosfera muda. O tempo desacelera. E tudo - até o invisível - ganha contorno. É neste estado liminar, entre o sensorial e o espiritual, que os anjos sussurram, os elementais dançam, e a alma humana se lembra: ela também é feita de luz, forma, Fragrâncias & Texturas ."

" Talvez a única beleza aceite seja a que parece ao mesmo tempo antiga e familiar, mas também misteriosa e distante. A beleza vive no equilíbrio entre o reconhecível e o inatingível." -Trecho de Umberto Eco - História da Beleza.